Aos congressistas: nosso muito obrigada pela presença e participação!

A organização do 11º Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância – ESUD 2014 agradece a todos os congressistas pela presença no evento. Foram 1246 inscritos, sendo 870 participantes entre professores, tutores e envolvidos na EaD de todo o Brasil. Reunidos no Costão do Santinho Resort, em Florianópolis, entre 5 e 8 de agosto, debateram o tema “Pesquisa na EaD: reflexões sobre a teoria e prática”. Com a participação de todos, o ESUD 2014 conseguiu mais uma vez construir um espaço de discussão e trocas de experiências, essencial para o desenvolvimento e consolidação da EaD no país.

Ao longo do congresso, os participantes tiveram a oportunidade de dialogar com especialistas em diversas áreas da EaD: ensino e aprendizagem, tecnológica e de gestão. Foram realizados seis workshops, cinco mesas de debate e duas palestras. Além disso,foram 370 trabalhos submetidos, sendo 281 aprovados e apresentados pelos congressistas em quatro sessões orais, espaços que promoveram a discussão e a divulgação dos trabalhos acadêmicos na área,  servindo de estímulo para pesquisa em EaD.

Durante o congresso a Associação Universidade em Rede lançou a Revista EmRede, uma publicação criada com a missão de fomentar a pesquisa e o desenvolvimento pedagógico e tecnológico no contexto da Educação a Distância e da educação apoiada pelas tecnologias digitais”. Acesse a revista em:http://www.aunirede.org.br/revista.

Com a participação e colaboração de todos, o ESUD 2014 espera ter contribuído para disseminar o potencial da EaD, para gerar reflexões sobre a formação inicial e continuada de professores por meio da EaD e para fortalecer a política de educação a distância do governo brasileiro. Mais uma vez, a organização agradece a presença de todos. Muito obrigado!

O 11º Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância – ESUD 2014 foi promovido pela Universidade Federal de Santa Catarina, em parceria com a Associação Universidade em Rede (UniRede).