ESUD 2014 termina com palestra do professor Fernando Albuquerque Costa, entrega do Prêmio UniRede e leitura da Carta Floripa

O último dia do 11º Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância – ESUD 2014 contou com a palestra de encerramento “Escola 21 Plataforma Interativa”, ministrada pelo professor da Universidade de Lisboa Fernando Albuquerque Costa, a entrega do Prêmio UniRede e a leitura da Carta Floripa. O evento recebeu quase 900 congressistas no Hotel Costão do Santinho, em Florianópolis, entre 5 e 8 de agosto. Abordando o tema “Pesquisa em EaD: Reflexões sobre teoria e prática”, o congresso trouxe especialistas de diversas áreas da EaD para realizar workshops, mesas de debate e palestras.

Na manhã da sexta-feira, dia 8 de agosto, os congressistas apresentaram os últimos artigos e relatos de experiência nas sessões orais – foram realizadas sete sessões simultâneas com quatro trabalhos cada. Ao longo de todo o evento, houveram quatro sessões orais, com cerca de 250 apresentações. Os trabalhos apresentados no Congresso serão publicados como artigo científico nos Anais do XI ESUD, independentemente de sua modalidade ou forma de apresentação.

O professor Fernando Albuquerque Costa, da Universidade de Lisboa, esteve no evento para a palestra de encerramento “Escola 21 Plataforma Interativa”. Durante a apresentação, o professor falou dos Ambientes Pessoais de Aprendizagem (APA) e destacou: “Precisamos olhar não apenas o que estamos aprendendo, mas o modo como estamos aprendendo.”

Para encerrar o evento, foi feita a leitura da Carta de Floripa, documento elaborado a cada ano durante o ESUD, onde se consolida o estado da arte da educação superior a distância no Brasil. A Carta traz uma avaliação do que foi superado e o quais são as demandas atuais, levando em conta as principais recomendações e preocupações apontadas no ano anterior pela comunidade científica atuante em educação superior a distância.

Também durante a cerimônia de encerramento, foi entregue o Prêmio UniRede de Inovação Tecnológica 2014 à proposta vencedora “Sistema Mandacaru para Moodle” – uma inovação da plataforma para cursos online, desenvolvida em parceria entre as Universidades de Brasília (UnB) e Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) – foi a vencedora. O prêmio teve 12  finalistas e a escolha foi feita por meio de votação virtual e também por uma Comissão Técnica de Avaliadores indicada pelo Comitê de Coordenação Política da UniRede.

O 11º Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância – ESUD 2014 foi promovido pela Universidade Federal de Santa Catarina, em parceria com a Associação Universidade em Rede (UniRede). No próximo ano, o evento será realizado na Bahia.