Workshops foram destaque no terceiro dia do ESUD 2014

Na quinta-feira, dia 7 de agosto, o ESUD 2014 contou com uma mesa de debate, workshops, apresentações de trabalhos e lançamentos de livros. O 11º Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância iniciou no dia 5 de agosto e reúne quase 900 participantes no Hotel Costão do Santinho, em Florianópolis.

A mesa de debate “Pesquisa em EaD”, com a professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Miriam Struchiner, abriu as atividades do dia. Miriam fez um panorama das principais teorias utilizadas hoje, falou sobre os problemas que ela identifica no desenvolvimento das pesquisas e sugeriu alguns temas de pesquisa em EaD que considera relevantes atualmente.

No período da tarde, três workshops foram realizados simultaneamente. Para falar sobre “Políticas Públicas na Educação Superior”, foram convidados o professor Sérgio Roberto Kieling Franco, da UFRGS, e as professoras Raquel Marques Villardi, da UERJ, e Roselane Fátima Campos, da UFSC. O workshop “Ensino e Aprendizagem: Dialogismo” teve a participação das professoras Marília Amorim, da Universidade Paris VIII, Magale de Camargo Machado, da Faculdade Instituição Evangélica de Novo Hamburgo (IENH), Lúcia Helena Corrêa Lenzi e Nara Caetano Rodrigues, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Para ministrar o workshop “Metodologias de Pesquisa: Narrativas Digitais”, estavam presentes José Armando Valente, da UNICAMP, Elizabeth Martines, da UNIR e Valdenice Minatel de Cerqueira, do Colégio Dante Aliguiere.

Finalizando as atividades do terceiro dia do evento, foi realizado o lançamento do livro “Design Instrucional e construção do conhecimento na EaD”, de Fernando José Spanhol e Andreza Regina Lopes da Silva. O livro foi sorteado entre todos os inscritos no evento. Também foram sorteados os livros “Gestão de EaD – Educação a Distância na Era Digital”, “Objetos de aprendizagem para Educação da Distância: Recursos Educacionais abertos para Ambientes Virtuais de Aprendizagem” e “Moodle 2: autores e tutores – Educação a Distânica na Web 2.0”, de Robson Santos da Silva.

O 11º Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância – ESUD 2014 é promovido pela Universidade Federal de Santa Catarina, em parceria com a Associação Universidade em Rede (UniRede).