Mesas de debate, sessões orais e lançamento da Revista EmRede marcam segundo dia do ESUD 2014

O ESUD 2014 continuou na quarta-feira, dia 6 de agosto, com mesas de debate, apresentações orais e o lançamento da Revista EmRede. Cerca de 900 congressistas participaram das atividades do segundo dia do evento, realizado no Costão do Santinho Resort, em Florianópolis.

O dia começou com a mesa de debate “Das paredes às redes: corpos e subjetividades incompatíveis com o dispositivo escolar”, com a professora da Universidade Federal Fluminense Maria Paula Sibilia. Logo depois, iniciaram-se as apresentações orais: mais de 150 artigos e relatos de experiência foram apresentados pelos congressistas.

À tarde, foram realizadas simultaneamente três mesas de debate. Para falar de “Gestão de Políticas Públicas na Educação”, estiveram presentes Luíz Alberto Rocha Lira e Bruno Fernandes Zenobio de Lima, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).  O Diretor Geral da Rede Nacional de Pesquisa (RNP) Nelson Simões da Silva e a professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul Liane Tarouco também vieram ao evento para a mesa de debate “O papel da RNP na promoção da EaD no Brasil”.

A mesa “Mestrado profissionalizante” teve a participação de Alexandre Mello Silva e Marcelo Albuquerque, do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTi), de Manoel Brod Siqueira, da Diretoria de Educação a Distância da Capes e de Carlos Raposo, Coordenador Adjunto UAB/CAPES no Programa EAD da Universidade Federal de São João del­-Rei.(UFSJ) e do Projeto de Extensão Programa de Aperfeiçoamento de Professores de Matemática do Ensino Médio – PAPMEM/UFSJ.

No fechamento do dia, a Associação Universidade em Rede lançou a Revista EmRede, uma publicação criada com a missão de fomentar a pesquisa e o desenvolvimento pedagógico e tecnológico no contexto da Educação a Distância e da educação apoiada pelas tecnologias digitais”. Acesse a revista em: http://www.aunirede.org.br/revista. Por fim, uma apresentação da Dona Bilica, personagem que retrata uma “manezinha” da ilha, mostrou a todos um pouco da cultura local.

O 11º Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância – ESUD 2014 é promovido pela Universidade Federal de Santa Catarina, em parceria com a Associação Universidade em Rede (UniRede). A cobertura em tempo real está sendo realizada no Facebook e no Twitter do evento.