ESUD 2014 começa com palestra e workshops

O 11º Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância – ESUD 2014 começou na terça-feira, 5 de agosto, no Costão do Santinho Resort, em Florianópolis. O evento reúne cerca de 900 pesquisadores de todo o Brasil para debater o tema “Pesquisa na EaD: reflexões sobre teoria e prática”. No primeiro dia do Congresso, além da solenidade de abertura, foram realizados três workshops e uma palestra.

Os workshops ocorreram simultaneamente durante a tarde. A professora Roxane Rojo e os professores Eduardo de Moura Almeida, Jezreel Gabriel Lopes, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), ministraram o workshop “Metodologia de pesquisa: Letramento na era digital”. Os professores falaram sobre como as teorias e metodologias de pesquisa estão sendo aplicadas ao letramento atualmente e o desafio de buscar novas teorias e metodologias, específicas para a área.

Para falar de “Ensino e Aprendizagem na Cultura Digital” estiveram presentes Kátia Morosov Alonso e Danilo Garcia da Silva, da Universidade Federal de Mato Grosso, e Rosane Aragón e Simone Bicca Charczuk, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Os convidados trataram de perspectivas dialógicas, discutiram a interação nos ambientes virtuais de aprendizagem e os desafios que as novas tecnologias da informação geram na área de ensino e aprendizagem.

O diretor de EaD da Capes Jean Marc Mutzig foi o responsável pelo workshop “Políticas Públicas na Educação Superior”. O diretor destacou a necessidade de superar as dificuldades que o país enfrenta hoje e traçar um caminho para alcançar a institucionalização da EaD, trabalhando de forma integrada com as universidades públicas.

Em seguida, a coordenadora do ESUD 2014 Roseli Zen Cerny iniciou as falas da Solenidade de Abertura. Também estavam presentes a vice-reitora da Universidade Federal de Santa Catarina Lúcia Helena Martins Pacheco, o vice-reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina Marcus Tomasi, a presidente da Unirede Ivete Martins Pinto e o diretor de EaD da Capes Jean Marc Mutzig.

A palestra do professor Manuel Cebrian de La Serna, da Universidad de Málaga, na Espanha, encerrou o primeiro dia do evento. O professor falou sobre “Os ePortafolios federados de evidências e a avaliação formativa com eRúbricas” e disponibilizou a apresentação utilizada durante a palestra.

O 11º Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância – ESUD 2014 é promovido pela Universidade Federal de Santa Catarina, em parceria com a Associação Universidade em Rede (UniRede). A cobertura em tempo real está sendo realizada no Facebook e no Twitter do evento.