ESUD 2014 terá workshops com especialistas em diversas áreas da EaD

A partir do tema “Pesquisa em EaD: reflexões sobre  teoria e  prática”,  o 11o Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância – ESUD 2014 procura incentivar o debate e oferecer espaços de diálogo interdisciplinar entre as diversas áreas da EaD. Além de palestras, mesas de debate e apresentações de trabalhos, o evento também contará com workshops ministrados por especialistas. Serão oferecidos workshops com três temáticas: “Políticas Públicas na Educação Superior”, “Metodologias de pesquisa” e “Ensino e Aprendizagem”.

Os workshops serão realizados em dois encontros: o primeiro na terça-feira, dia 5 de agosto, e o segundo na quinta-feira, 7, sempre no período da tarde. Cada encontro será ministrado por um ou mais especialistas na área. Os participantes devem escolher o workshop que irão participar no ato da inscrição.

O workshop “Políticas Públicas na Educação Superior”, no primeiro encontro, terá a participação  do Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação Clélio Campolina Diniz, do Diretor de Educação Básica Presencial da CAPES João Carlos Teatini e do Secretário de Educação Superior do Ministério da Educação Paulo Speller. Para o segundo encontro, está confirmada a presença do professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Sérgio Kieling Franco.

A doutora em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Roxane Rojo falará sobre “Letramento na Era Digital” durante o primeiro encontro do Workshop “Metodologias de pesquisa”. No segundo dia, a doutora em Ciências Humanas e da Educação Marília Amorim, da Universidade de Paris VIII, trará uma abordagem bakhtiniana na Educação a Distância.

Para o workshop “Ensino e Aprendizagem”, estão confirmadas no primeiro dia as professoras Kátia Morosov Alonso, da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), e Rosane Aragón, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). No dia 7, o Livre Docente pelo Departamento de Multimeios, Mídia e Comunicação do Instituto de Artes e pesquisador do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (Nied) da Unicamp José Armando Valente e a doutora em Educação pela Universidade do Minho e professora da Faculdade de Educação da PUC-SP Beth Almeida tratarão do tema “Narrativas Digitais”.

O ESUD 2014 ocorre entre 5 e 8 de agosto no Hotel Costão do Santinho, em Florianópolis, Santa Catarina. É realizado pela Universidade Federal de Santa Catarina, em parceria com a Associação Universidade em Rede (UniRede). Mais informações e novidades sobre o evento podem ser encontradas na Fan Page do ESUD e na página de Notícias do site.