ANAIS | XI ESUD – Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância 2014

Organização

Promoção
Associação Universidade em Rede (UniRede)

Organização
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Universidade do Estado de Santa Catarina(UDESC)

Comissões

Coordenação do Evento
Roseli Zen Cerny (UFSC)

Vice-Coordenação
Sônia Maria Corrêa de Souza Cruz (UFSC)

Coordenação organizadora local
Comissão Organizadora Local
Carla Cristina Dutra Búrigo (UFSC)
Daniel Francisco Miranda (UFSC)
Elaine Cristina Reis (UFSC)
Elisa Maria Quartiero (UDESC)
Gabriela Maria Dutra de Carvalho (UDESC)
Ivana Chodren (UFSC)
Joana Stelzer (UFSC)
Maria Helena Tomaz (UDESC)
Maria José Damiani Costa (UFSC)
Nilza Godoy Gomes (UFSC)
Roseli Zen Cerny (UFSC)
Sandra Quarezemin (UFSC)
Soeli Francisca Mazzini Monte (UDESC)
Sônia Maria Corrêa de Souza Cruz (UFSC)
Vera Marcia Marques Santos (UDESC)
Viviane Mara Woehl (UFSC)

Comitê Científico
Ulisses Azevedo Leitão (UFLA) – Presidente
Alexandre Martins dos Anjos (UFMT)
Anamelea Campos Pinto (UFAL)
Elisa Maria Quartiero (UDESC)
Gabriel Albuquerque (UFAM)
Gláucia da Silva Brito (UFPR)
Henrique Oliveira da Silva (UTFPR)
Ivete Martins Pinto (FURG)
Kátia Alonso (UFMT)
Luis Otoni Meireles Ribeiro (IFSRG)
Mara Lúcia Fernandes Carneiro (UFRGS)
Maria José Damiani Costa (UFSC)
Maria Luisa Furlan Costa (UAB)
Maria Teresa Menezes Freitas (UFU)
Nara Pimentel (UnB)
Ronei Ximenes (UFLA)
Sandra Quarezemin (UFSC)

Comitê de Coordenação Política da UniRede
Ivete Martins Pinto – Presidente
Alexandre Martins dos Anjos – Representante da regional Centro-Oeste
Gabriel Arcanjo Santos de Albuquerque - Representante da Regional Norte
Henrique Oliveira da Silva – Representante das IES Federais
Luis Otoni Meireles Ribeiro – Representante dos IFTs
Mára Lúcia Fernandes Carneiro - Representante da regional Sul
Maria Silva Santos Barbosa – Representante das IES Estaduais
Maria Tereza Menezes Freitas- Representante da regional Sudeste


Nota de Abertura

      Disponibilizamos aos participantes e aos demais interessados, por meio desta publicação, os trabalhos apresentados no XI Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD), realizado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em parceria com a Associação Universidade em Rede (UniRede), no período de 05 a 08 de agosto de 2014, em Florianópolis, Santa Catarina.

     Este evento resulta de uma trajetória de mais de uma década de Encontros realizados em diferentes cidades brasileiras: Brasília, Gramado, São Luís, Cuiabá, Ouro Preto, Recife, Belém, entre outras. É promovido pela Associação Universidade em Rede (UniRede), composta por instituições públicas de ensino superior atuantes em educação a distância que objetivam estudar, elaborar, sugerir, incentivar e apoiar políticas educacionais nacionais e regionais para expansão e melhoria da educação a distância no Brasil.

      O XI ESUD visa fortalecer a política de Educação a Distância (EaD) do Governo brasileiro, disseminar o potencial da EaD, e refletir a formação inicial e continuada de professores por meio dessa modalidade. Acreditamos, pois, que as experiências de formação na modalidade a distância exigem dos educadores uma forte associação entre a pesquisa e a ação; é, com efeito, esse espaço de reflexão que o Congresso busca ao reunir e socializar pesquisas e fomentar as discussões entre pesquisadores de diferentes universidades e centros de pesquisa. Nosso intuito, em 2014, foi ampliar o diálogo com pesquisadores da área de Educação e endereçar um olhar mais reflexivo para as práticas realizadas.

     A temática proposta para este evento – “Pesquisa na EaD: reflexões sobre teoria e prática” – envolve a discussão sobre a necessidade de um diálogo interdisciplinar entre as áreas de Tecnologia, Política e Gestão, permeado pelas relações desencadeadas nos processos de ensino e aprendizagem na modalidade de educação a distância. A partir dessa temática central, foram definidas três trilhas que congregaram os ‘artigos’ e ‘relatos de experiência’ apresentados no evento e que organizam a leitura dos Anais. Apresentamos, a seguir, cada uma delas e seus subtemas.

1. Trilha 1 – Tecnologia e seus usos na EaD:novas tendências em tecnologia, produtos, inovação e soluções de infraestrutura, equipamentos e softwares para a EaD; desenvolvimento e análise de sistemas e ferramentas para EaD; uso de tecnologias digitais de comunicação e informação na Educação, com ênfase em um dos seguintes aspectos: tecnologias educacionais; inovação tecnológica e educacional (produtos e processos); desenvolvimento de recursos e objetos de aprendizagem; tecnologias assistivas e produtos para a educação inclusiva em EaD; e análise do impacto de serviços e suportes tecnológicos para EaD.

2. Trilha 2 – Política e gestão em EaD: que envolvam a dimensão política, o estudo de processos de gerenciamento, a missão e os modelos de institucionalização da EaD, bem como aspectos éticos e legais, com foco em um dos aspectos a seguir: gestão; financiamento; avaliação institucional; institucionalização; políticas públicas; acesso e democratização; aspectos éticos e legais; sistemas e instituições; história e evolução.

3. Trilha 3 – Processos de Formação em EaD: a dimensão pedagógica da formação em EaD e sua relação com as teorias de aprendizagem e com as concepções da ação educativa, com ênfase em um dos seguintes aspectos: concepções, constituição e desenvolvimento da ação educativa; ensino e aprendizagem em EaD; currículo e design instrucional; processos e procedimentos de formação; comunidades de aprendizagem; aspectos comunicacionais e interacionais; análise de métodos e inovações pedagógicas em EaD; perfil de alunado: análise cultural, desempenho, evasão; inclusão e processos de formação com tecnologias assistivas; teorias e modelos: fundamentos e referencial teórico para a Educação a Distância, construção do conhecimento, teorias de ensino e aprendizagem aplicadas à prática da EaD; métodos de pesquisa e investigação: discussão de metodologias de pesquisa, papel da pesquisa e da produção acadêmica sobre a EaD, revisão da literatura, metanálise de dados de pesquisa; avaliação do ensino e avaliação da aprendizagem: matriz de avaliação, critérios e estratégias de elaboração de itens, sistemas especialistas para avaliação do ensino e da aprendizagem, análise de itens, políticas públicas de avaliação em larga escala; docência em EaD: docência assistida pelas tecnologias digitais de informação e comunicação, prática docente, estruturas de apoio, abordagem pedagógica.

      Tendo por base os subtemas propostos nessas trilhas, os textos aqui apresentados discutem conceitos, princípios, políticas e propostas pedagógicas que visam contribuir para o aprofundamento da reflexão sobre o planejamento de ações pedagógicas atinentes à educação realizada na modalidade a distância. Assim, nesta edição do ESUD, tivemos a submissão de 370 trabalhos, sendo 274 propostos para avaliação na categoria ‘artigo científico’ e 96 submetidos como ‘relato de experiência’. Desse total, foram aprovados 281 trabalhos, sendo que, constam nos anais, para a apresentação no XI ESUD, 261 trabalhos. Vale destacarmos, ainda, que a trilha que recebeu o maior número de propostas foi aquela relacionada ao processo de ensino e de aprendizagem na modalidade de educação a distância: 220 trabalhos.

      Fica, enfim, aqui registrado nosso agradecimento a todos(as) os(as) participantes do Congresso e, em particular, àqueles(as) que enviaram e apresentaram seus trabalhos, contribuindo, assim, para enriquecer as reflexões acerca desta temática – “Pesquisa na EaD: reflexões sobre teoria e prática” –, de forma a melhorar a qualidade da educação realizada nos diferentes espaços educacionais de nosso País.

Florianópolis, agosto de 2014.

Roseli Zen Cerny (UFSC)
Coordenação do XI ESUD

Ivete Martins Pinto (FURG)
Presidente da Associação Universidade em Rede (UniRede)

Ulisses Azevedo Leitão (UFLA)
Presidente do Comitê Científico do XI ESUD


TRILHA 1 | TECNOLOGIA E SEUS USOS NA EAD

  • ARTIGOS

  • RELATOS DE EXPERIÊNCIA

TÍTULO / AUTOR PÁGINA
A cinematografia como Tecnologia Educacional presencial ou a distância: escolhas do/a professor/a para mediar a aprendizagem

Nicodem, M. F. M., Teruya, T. K., & Ribeiro, J. S. M.

22
A formação do docente na implantação do projeto UCA - "Um computador por aluno" no Maranhão - Possibilidades e Desafios

Queiroz, F. D. S., Queiroz Filho, C. M., Ribeiro, I. M., & Cavalcante, S. S.

36
Alunos em Risco: como identificá-los por meio de um ambiente virtual de aprendizagem?

Silva, J. M. C., Andrade, F. G., Tessari, R., & Preissler Jr., S.

46
Análise de Sites da Internet: Possibilidades Pedagógicas na Formação de Conceitos

Gonçalves, H.

56
Aprendizagem Colaborativa com Apoio do SMS

Pereira, M., & Stiubierne, I.

56
Aspectos Relevantes da Educação a Distância nos Dias Atuais

Alvarenga, Fabíola. O., Alvarenga, Franciane, O., & Martins, P. L.

83
Avaliação do uso das ferramentas tecnológicas em ambientes virtuais de ensino e aprendizagem em educação à distância: um estudo de caso do E-TEC/CEFET-MG

Oliveira, C. D., & Silveira, R. A.

95
Avaliação em EaD: uma análise do moodle provas da UAB-UFSC

Heredia, J. M., & Faria, E. T.

109
Design de experiência educacional. Novas abordagens no design de objetos educacionais

Martins Filho, V., & Fialho, F. A. P.

124
Design de informação em materiais didáticos interativos

Woloszyn, M., Krening, T. S., Colusso, P. R., Brod Jr., M., Pavanello, R., & Matté, V. A.

139
Do digital ao virtual na EaD

Silva, A. R. L., Diana, J. B., & Catapan, A. H.

154
Flexibilidade Cognitiva como inovação metodológica na produção de materiais didáticos voltados ao ensino de Física

Oliveira, A. S., & Soares Neto, F. F.

164
Inclusão na modalidade a distância: no discurso e na prática

Santarosa, L. M. C., Conforto, D., Compagnoni, M. V., & Schneider, F. C.

179
IPTV como serviço de EaD: Estudo de caso no Ensino de Engenharia

Azambuja, M. J. C., Grimoni, J. A. B., & Cury, L.

194
Mapeamento De Tecnologias Da Informação E Comunicação No Maciço De Baturité

Silva, J. M. R., Felix, J. H. S., Silva, M. N. S., Freire, J. C. S., Nascimento Filho, J. V., & Silva, M. A.

205
Modelo de Recomendação com Base no Estilo de Aprendizagem do Aluno

Borges, G., & Stiubiener, I.

214
Modelos pedagógicos de EaD: Contribuições com a literacia digital de professores em formação

Rosa, S. S., Leonel, A. A., & Rosa, V.

228
MOOC: a necessidade de um modelo de negócio

Silva, J. A. R., Ronaldo Junior, & Oliveira, F.

243
O uso das Novas Tecnologias e a mediação pedagógica na percepção de docentes da Universidade Federal de Itajubá

Silva, J. G., Coelho, C. U., Molina, C. E. C., & Medeiros, A. L.

256
O uso das tecnologias de informação e comunicação (Tic) nos cursos superiores de administração ofertados na modalidade presencial e a distância Santa Maria/RS

Parcianello, A. C., Grossi, M. G. R., & Santos, R. F. S.

271
O uso de softwares livres na educação profissional e tecnológica: o italc como ferramenta interativa e de inclusão

Santana, F. E., Pereira, J. M., Maragno, M., Oliveira, I. M., & Forcellini, F. A.

286
Produção de materiais didáticos em diferentes mídias, para modalidade a distância.

Schuelter, G., & Cruz, D. M.

299
Redes sociais e MOOCs: análises de mídias para uma educação em rede

Souza, M. V., & Simon, R. M.

313
Reflexões Sobre o Uso da Internet no Fazer Pedagógico dos Professores do Ifes Campus de Serra

Pinto, M. L. G., & Passos, M. L. S.

328
Situações hipertextuais de saúde e doença em um objeto virtual de aprendizagem: contribuindo com os estágios no ensino na saúde

Warmling, C. M., Cesa, B. F., Baldisserotto, J.

343
Uma Nova Visão Sobre a Educação a Distância: Análise da Página "Língua Portuguesa" no Facebook como Ambiente de Aprendizagem Informal

Pereira, V. B., Vaz, A., & Pires, B.

355
Videoconferência e Webconferência na EaD, análise dos usos e perspectivas de aplicação

Souza, C., & Pimenta, D.

367

TRILHA 2 | POLÍTICA E GESTÃO EM EAD

  • ARTIGOS

  • RELATOS DE EXPERIÊNCIA

TÍTULO / AUTOR PÁGINA
A Atuação do Gestor pedagógico em Núcleo de Educação a Distância

Eckstein, M. P. W., Knuppel, M. A. C., & Rodrigues, M. A.

640
A avaliação do sistema de orientação acadêmica/tutoria dos cursos de graduação da UAB na UFMT

Petter, R. C., Sambrano, T. M., Maciel, C., & Anjos, A. M.

653
Ação Pedagógica no Contexto da Gestão do Polo UAB

Lima, S. R. G.

667
A gestão em EaD e seus múltiplos aspectos: os desafios na implementação de um curso online

Galasso, B.

679
A Importância das Redes na Educação a Distância: Um Estudo Sobre as Práticas do Curso Piloto de Administração

Ferrugini, L., Souza, D. L., Morais, R., & Castro, C. C.

693
A inlcusão de pessoas com deficiência visual na EaD segundo a ótica do aluno e da equipe multidisciplinar

Pimentel, K. S., Oliveira, L. F., Pereira, R. F., Paixão, G. C., & Arruda Filho, J. N.

708
A institucionalização da EaD nas universidades públicas brasileiras: um estudo à luz da análise institucional francesa

Brito, E. P. P. E.

718
A Institucionalização da Educação a Distância como elemento favorável ao planejamento universitário

Stelzer, J., Gonçalves, E. N., Ferreira, L. B. A., Alves, M. A. S., & Alves, J. R. S.

730
Análise do impacto dos instrumentos legais de gerenciamento de projetos que regulamenta a EaD

Pontes, R. E. S., & Grossi, M. G. R.

741
A trajetória de implantação do Polo de Apoio Presencial de Três Rios, no período de 2000 a 2009

Rocha, A. P. S., & Baylão, A. L. S.

756
Avaliação de polos sob uma perspectiva georreferenciada

Cislaghi, R., Wilges, B., Nassar, S. M., Hiura, D. L., & Mateus, G. P.

771
Bases para análise de estruturas estruturas organizacionais na gestão da educação a distância

Serra, A. R. C., Mourão, L., & Bayma, F.

782
Bibliotecas na Educação a Distância: necessidade ou realidade?

Silva, A. R. L., Silva, M. L., & Dias, J. S.

797
Construção e reestruturação de um instrumento para compreender o operar da modalidade a distância

Pinto, S. S., & Laurino, D. P.

811
Contribuições dos resultados da avaliação institucional realizada através do SAAS - Sistema de Acompanhamento e Avaliação dos Cursos do eTec Brasil, para melhoria da qualidade dos cursos da Rede eTec Brasil.

Batista, A. C. P., & Dallabona, C. A.

825
Custos de material didático no ensino a distância: Uma análise comparativa com os parâmetros de fomento do governo federal

Santos, T. M., Pereira, C. M., Pinto, M. S., Gomide, U. S., Miura, V. Y., & Athayde, M. A.

843
Discutindo a EaD na formação inicial de professores

Tezani, T. C. R.

858
Educação a Distância: um panorama baseado no modelo da Universidade Aberta do Brasil

Pianesser, R., Brenner, F., Machado, K. S., Pinto, I., Musa, M., Gouvêa, A., Gallon, R. F., & Espindola, D. B.

870
Evasão Escolar: acompanhamento e estratégicas pedagógicas, gerenciais e comportamentais de minimização de suas taxas

Mourão, C. L., Menezes, J. B. F., Mendes, R. M. S., Vidal, E. M., Paixão, G. C., & Arruda Filho, J. N.

883
Formação a distância: percepção de professores de curso técnico subsequente

Dallabona, C. A.

896
Formação de professores na UFRGS: conflitos emergentes no provimento de pessoal e no financiamento

Goulart, D. M., & Duarte, C. S.

911
Gestão de processos de formação a distância na perspectiva da convergência entre as ofertas presencial e a distância no Curso de Pedagogia: uma contribuição à institucionalização da EAD na UnB

Lopes, R. G. F.

926
Implantação de Núcleos de Ensino a Distância em Instituições de Ensino Superior: gestão e planejamento

Preissler Jr., S., Silva, J. M. C., & Preissler, V. R. N. L.

941
Implicações do modelo institucional da UAB na gestão de cursos a distância no âmbito da UFPE

Nascimento, D. F.

954
Levantamento do perfil dos alunos de um curso de licenciatura em física, modalidade a distância, e o que eles pensam sobre a evasão

Marques, A. L. F.

969
MOOCs: contexto, fundamentos teóricos e desdobramentos

Santos, M. B.

981
Os desafios das diretrizes curriculares para o curso de graduação em administração oferecido por um consórcio

Silva, R. R. C. C.

993
O Sistema de cotas na educação superior a distância: relato de um caso

Lacerda, F. K. D.

1.007
O Tutor na EaD Brasileira - Algumas Reflexões

Marosti, M. R. D., Silva, H. C., & Costa, M. L. F.

1.018
Perfil do aluno da primeira turma do curso de especialização a distância Tecnologia Formação de Professores e Sociedade dos polos de Araras e Cambuí oferecido pela Universidade

Ferreira, L. F. A. G., Silva, R. F. P., Santos, Z. O., & Molina, C. E. C.

1.029
Pesquisa no ensino a distância: Um breve estudo de revisão à luz da gestão universitária

Martens, A. E.

1.044
Planejamento para Atuação dos Tutores Online

Zaupa, A. P., Perego, C. A., Liberati, M. J. C. G., & Rizo, C. M.

1.059
Plano de Ação de Implantação da Infraestrutura de TI de um Núcleo de Apoio Presencial de EaD

Costa, R. D., Silva, F. A. G., & Costa, A. C. T. B.

1.074
Políticas de formação de professores na modalidade da Educação a Distância no Brasil: uma análise histórica

Sillva, J. B., & Nunes, C. P.

1.083
Políticas Publicas na Educação e a Educação a Distância: Estratégia para a democratização do acesso ao ensino superior.

Caetanol, C. B. R. C., Costa, M. L. F., & Quaglia, I.

1.099
Políticas Públicas - os desafios em educação a distância / 126916

Gomes, J. H., & Caetano, J. C. R.

1.114
Polos da UAB sob uma perspectiva do gerente de polos.

Millan, G. L.

1.127
Processo seletivo de tutores da UAB da UFAL: aspectos para uma seleção criteriosa e significativa

Araujo. R. S.

1.138
Quando o sítio eletrônico da IFE é o primeiro obstáculo à inclusão na EaD

Domingos, M. F. N., & Silva, M. A.

1.152
Revisão sistemática da educação a distância: Um estudo de caso da EaD no Brasil

Brenner, F., Pianesser, R., Espindola, D. B., Pinto, I., Musa, M., Gouvêa, A., Gallon, R. F., & Machado, K. S.

1.167
Uma discussão sobre os Projetos Pedagógicos de Cursos Técnicos de nível Médio a Distância da Rede e-Tec Brasil

Silva, M. G. C. N., Nolasco, N. R., Agostinho, A. A. F., Maciel, S. A. S., Pereira, R. M., Souza, F. T., & Catapan, A. H.

1.182
Um panorama acerca dos estudos científicos sobre a educação a distância no Brasil

Martins, S. L. B., & Mill, D.

1.198

TRILHA 3 | PROCESSOS EM FORMAÇÃO EM EAD

  • ARTIGOS

  • RELATOS DE EXPERIÊNCIA

TÍTULO / AUTOR PÁGINA
A Audiodescrição como Recurso de Acessibilidade ao Conhecimento no Ensino Superior a Distância

Bock, G. L. K., Silva, S. C., & Souza, C. P.

1.367
A Autonomia Intelectual no Exercício do Aprender a Aprender na Educação à Distância

Fonseca, R. C., Stockmanns, J. I., Rutecki, L. K., & Lima, C. V.

1.378
A Autonomia na Disciplina de Estágio Curricular Supervisionado

Pereira, A. M. A., & Alves, T. P.

1.389
A Constituição da Educação a Distancia (EAD) a partir do Desenvolvimento da Inteligência Coletiva e de Comunidades Virtuais de Aprendizagem

Tavares, W.

1.404
A construção de espaços dialógicos de aprendizagem para uma nova prática pedagógica: formação ou educação a distância?

Pandini, C., & Raffaghelli, J.

1.417
A educação a distância como possibilidade de formação inicial e continuada na sociedade virtualizada

Ruaro, L. M., & Behrens, M. A.

1.432
A Educação a Distância no contexto do trabalho dos professores formadores

Costa, V. G., Carvalho, M. P. R., & Gutierrez, T. C. S.

1.450
A Experimentação na Educação a Distância: Reflexões para a Formação de Professores de Ciências da Natureza

Guaita, R. I., & Gonçalves, F. P.

1.461
A evasão no curso de Física Licenciatura a Distância da Unifei na perspectiva dos tutores

Molina, C. E. C., Rosa, J. C., & Silva, J. G.

1.476
A evasão no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Zaros, L. G., Sousa, R. A., & Medeiros, H. R.

1.490
Affective Model for Teachers in Learning Management Systems

Silva, J. M. C., Andrade, F. G., & Preissler Jr., S.

1.501
A formação de gestores escolares em uma perspectiva de gestão democrática: a experiência do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica na UFMG

Quirino, R., & Moreira, P.

1.510
A importância da formação continuada para o aperfeiçoamento da prática pedagógica dos tutores dos cursos técnicos da UEMA/rede e-TEC Brasil

Pereira, M. R. O., & Araujo, E. F.

1.521
A Importância das práticas de laboratório e de campo na formação de professores de Ciências e Biologia

Oliveira, M. C. P., Sousa, F. J. M., Rocha, C. M., Fernandes, G. G., Oliveira, G. F. P., & Oliveira, G. J.

1.533
A importância dos feedbacks nas atividades assíncronas em Ambientes Virtuais de Ensino-Aprendizagem.

Perrier, G. R. F., & Silveira, R. A.

1.546
A interação no curso de especialização em gestão da assistência farmacêutica desencadeada durante o desenvolvimento do plano operativo: perspectiva dos tutores

Vargas, F. M. A., Farias, M. R., Leite, S. N., Trindade, C. N. T., & Castro, K. A.

1.559
Analisando o modelo de Design Instrucional de um curso de pos-graduacao oferecido na modalidade a distancia

Dias, L. C. M., Rodrigues, L. M., & Rodrigues, P. A. A.

1.574
Análise da participação dos sujeitos envolvidos no processo educativo em um ambiente virtual de aprendizagem no ensino superior na área de saúde

Palácio, M. A. V., Struchiner, M., Giannella, T., & Silva, E. R.

1.586
Análise de produções escritas de acadêmicos iniciantes em curso de Pré-Cálculo da modalidade EaD através das maneiras de lidar

Santos, E. S., & Azevedo Neto, L. D.

1.601
Análise de um sistema de avaliação em um curso EaD

Crispim, A. C., Archer, A. B., Pereira, G. K., Avila Filho, M. A. P., & Cruz, R. M.

1.611
A Netnografia como Possibilidade Metodológica para Estudos no Campo da EAD

Tavares, W., & Paula, A. P. P.

1.622
Aprendizagem em EaD: o diálogo da teoria histórico-cultural no discurso das linguagens e no paradoxo das distâncias

Oliveira, A. S., Brito, M. A., Souza, T. C. R., & Branco, N. B. C.

1.637
Aprendizagem e motivação na educação a distância: um estudo na formação continuada em conselhos escolares em Santa Catarina

Ramos, D. K., Ribeiro, F. L., & Martins, A. S.

1.651
A Produção de Materiais Didáticos Digitais Elaborados Especificamente para o Meio Digital em Cursos a Distância

Jamur, H. R., & Brito, G. S.

1.664
Aproximações aos estudos acadêmicos sobre comunicação e interação em EaD

Moura, E. R. A., & Laffin, M. H. L. F.

1.676
Aprovação e retenção no curso de Ciências Biológicas a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Sousa, R. A., & Zaros, L. G.

1.691
A química, o AVEA, o pensamento e o conceito: contribuições da teoria da atividade

Oliveira, A. S., Brito, M. A., Souza, T. C. R., & Branco, N. B. C.

1.703
A recepção do curso de letras espanhol modalidade a distância de 2009 a 2013 na UESPI

Costa, M. T. A.

1.715
A relação do trabalho do professor tutor na Educação á Distancia.

Matos, H. A. M., & Bourscheid, S.

1.732
A relação tutoria e docência nos cursos de Pedagogia da Universidade Aberta do Brasil

Oliveira, F. P. M., & Lima, C. M.

1.746
A subjetividade em avaliação em um curso de especialização em design instrucional para EaD virtual

Ribeiro, M. L., Miranda, I. A. R., & Matta, C. L.

1.761
A Tutoria no AVA do IFES: a mediação dos Tutores a distância do Curso de Licenciatura em Informática

Souza, M. A. S., & Dallabona, C. A.

1.776
A tutoria virtual como ampliação da docência

Chaquime, L. P., & Mill, D.

1.790
A ubiquidade das tdic no cenário contemporâneo e as demandas de novos letramentos e competências na EaD

Santana, C. M. H., Pinto, A. C., & Costa, C. J. S. A.

1.805
Autonomia na Aprendizagem de Línguas em EaD: Percepção de Alunos com Relação ao Desenvolvimento das Quatro Habilidades em Inglês

Salbego, N. N., & Tumolo, C. H. S.

1.820
Avaliação da aprendizagem a partir dos materiais didáticos disponíveis no ambiente virtual de aprendizagem

Galdino, D. P. N., Vale, H. C. P., Mercado, L. P. L., & Costa, E. M. C.

1.835
AVEA-MOODLE: propiciando e potencializando aprendizagens significativas a estudantes da educação profissional técnica de nível médio da Rede e-Tec com indícios de altas habilidades e superdotação

Moraes, K. O., & Kassick, C. N.

1.850
A Virtualização do Ensino Superior: um estudo de caso

Gomes, K. A., & Moraes, A. C.

1.860
Causas da evasão nos cursos técnicos da Universidade Estadual do Maranhão

Todaro, M. E. C., Fonseca, K. A., & Reis, R. S.

1.876
Construção de Diretrizes para correção de atividades no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas a distancia da UECE

Castro, L. H. P., Conde, I. B., Ponte, E. L., Vidal, E. M., Paixão, G. C.

1.891
Construção de um sistema de avaliação de habilidades em um curso de EaD: desafios metodológicos

Archer, A. B., Crispim, A. C., Pereira, G. K., Avila Filho, M. A. P., Cruz, R. M., & Cadori, A. A.

1.905
Contribuições dos estudos sobre EAD para a atuação do pedagogo na Educação Básica

Ripa, R., & Unglaub, T. R. R.

1.919
Currículo e Hipertexto em EAD

Nonato, E. R. S., & Sales, M. V. S.

1.931
Curso de especialização em educação na cultura digital: constituição e desenvolvimento de uma proposta pedagógica

Cerny, R. Z., Ramos, E. M. F., & Búrigo, C. C. D.

1.942
Desafios do ensino a distância para cursos de extensão universitária nas atividades práticas, o exemplo do curso de dança esportiva em cadeira de rodas

Almeida, J. G. A., Cataldi, C. L., Morello, R., & Ferreira, E. L.

1.958
Design instrucional contextualizado em cursos on-line

Silva, A. R. L., Fernandes, M. C. P., Spanhol, F. J., & Bastos, E. S.

1.972
Disciplinas Semipresenciais do Ciclo Básico de Física: Desafios e Soluções

Corradi, W. J. B., Campos, F. A. C., Moreira, P., Ferreira, F. A., Alencar, S. H. P., Fernandes, S., Pinheiro, C. B., & Viana, R. O.

1.984
Docência compartilhada em EaD: múltiplos olhares para a formação de professores

Oliveira, A. S., Brito, M. A., Souza, T. C. R., & Branco, N. B. C.

1.998
EaD no Acre: distâncias reais e imaginárias percebidas pelos estudantes da Rede E-TEC Brasil, no Município de Manoel Urbano

Bezerra, M. J. L., & Dallabona, C. A.

2.010
Educação a Distância: as causas da evasão, os não lugares e suas manifestações

Maurício, W. P. D., & Schlemmer, E.

2.023
Educação a Distância e a Comunicação no Ambiente Moodle da UFPR

Battezzati, S., & Valverde, J. M. M.

2.034
Educação a Distância e o ambiente de serviço online: um estudo sobre a percepção do consumidor sobre sua interação virtual

Durão, A. F., Farias, S. A., Didier, J. M. O. L., & Mendonça, J. R. C.

2.044
Educação a Distância: Motivações, Expectativas e Aprendizagem

Santos, A. G., Cardoso, A. L., & Borges, L. M.

2.059
Educação a Distância na Rede e-Tec Brasil: levamtamento da percepção dos alunos e do tutor presencial sobre a disciplina matemática e estatística

Vasconcelos, J. G. F. S., & Dallabona, C. A.

2.073
Educação a distância x educação presencial: como os alunos percebem as diferentes características

Costa, V. M. F., Schaurich, A., Stefanan, A., Sales, E., & Richter, A.

2.088
Educação do Campo a distância no UEMANET/UEMA: uma análise da linha de pesquisa Prática Pedagógica nos trabalhos de conclusão de curso

Pinheiro, I. S. S., Serra, I. M. R. S., & Muniz, E.

2.103
E-learning para capacitação pessoal em pequenos empreendimentos comerciais

Scharmach, A. L. R., Raiser, J. S., & Piñol, S. N. T.

2.113
ENETec Um Modelo de Referência para Avaliação em Larga Escala da Educação Técnica Profissional na Modalidade EaD

Ferreira, J. H. C.

2.128
Ensino e aprendizagem de língua portuguesa, formação de professores, EaD e TIC: investigação e discussão necessárias.

Lisboa, L. L., Trindade, A. S., & Martins, S. V. O.

2.139
Entre a inteligência coletiva e o culto do amador: reflexões sobre o exercício da Filosofia no ambiente virtual

Rocha, D. M., & Oliveira, W. F.

2.156
Estilos de aprendizagem e sua influência nos aspectos pedagógicos de cursos a distância

Leonardo, E. S., Mota, J. B., & Gomes, S. G. S.

2.169
Evasão Discente na EaD: Percepções do Papel do Tutor em uma Instituição de Ensino Superior

Bizarria, F. P. A., Silva, M. A., & Carneiro, T. C. J.

2.182
Fatores de evasão e persistência em cursos superiores online

Ramos, W. M.

2.197
Fatores intervenientes na mediação pedagógica do tutor: o caso de um curso de graduação em Administração Pública PNAP/UAB

Lima, M. A. A., Pinto, A. C., & Sá, E. M. O.

2.212
Fatores que afetam a permanência dos discentes em cursos de graduação a distância: um estudo na Unilab

Carneiro, T. C. J., Silva, M. A., & Bizarria, F. P. A.

2.226
Formação acadêmica em cursos à distância: Um estudo sobre o desenvolvimento de competências no curso piloto de Administração

Morais, R., Ferrugini, L., Souza, D. L., & Castro, C. C.

2.241
Formação a distância para professores dos anos iniciais do ensino fundamental: uma reflexão sobre a práticaa>

Lima, J. M. S.

2.256
Formação continuada de professores universitários para inserção de aulas a distância no contexto presencial

Ruaro, L. M.

2.271
Formação de professores-autores de material didático em EaD: uma experiência de ensino

Araújo, N., Hissa, D., & Moraes, I.

2.286
Formação de Professores de Educação Infantil e ação docente em tutoria virtual: feedbacks em diários reflexivos de estágio

Sommerhalder, A., Duarte, C. T., & Santos, C. M.

2.297
Formação Docente para Atuar na EaD: Reflexões e Proposta

Moura, A. C. O. S., Batista, M. S. M. H., & Pereira, S. A.

2.312
Formação docente para o envelhecer: o uso de tecnologias digitais como estratégia pedagógica

Machado, L. R., Grande, T. P. F., & Behar, P. A.

2.325
Fóruns de discussão: análise de artigos apresentados no SBIE e no ESUD

Soares, L. R., Maciel, C., & Pereira, V. C.

2.339
Implantação da metodologia hibrida (blended learning) de educação numa instituição de ensino privada

Torres, K. A., Borba, E. L., Sousa, A. R., & Martins, P. L.

2.354
Implementação de massive open online courses (Mooc) no âmbito de programas institucionais de capacitação em ambientes virtuais

Mallmann, E. M., Sonego, A. H. S., Jacques, J. S., Alberti, T. F., & Bagetti, S.

2.366
Importância da mediação do tutor na educação a distância

Soares, L. A., Mello, R. M. A. V., Floresta, M. G. S., & Ferreira, M. S.

2.379
Influências Regionais no Desempenho de Alunos em um Curso Técnico Federal a Distância, em 2013

Saraiva, I. Z., Lage, M. L. C., & Pinto, W. J.

2.392
Licenciatura em Educação Musical a distância na Universidade Federal de São Carlos: uma análise do perfil do docente virtual

Correa, A. G., & Mill, D.

2.407
Literacia mediática e inclusão sociodigital: desafios da prática docente na sociedade da informação

Alves, E. J., Silva, B. D., & Macedo, M.

2.423
Mediação pedagógica e educação a distância: as competências do tutor e a motivação para aprendizagem

Silveira, C. A. B.

2.436
Mediação pedagógica na EAD: o papel do professor nos fóruns de discussão do AVA moodle

Estanislau, E. A.

2.451
Metodologia de reforço escolar a distância na disciplina presencial de cálculo I b

Carneiro, S. A.

2.466
Mídias Digitais como Estratégia de Mediação no Processo de Aprendizagem da Disciplina de Cálculo I no Curso Bacharelado em Sistema de Informação-IFES

Carneiro, S. A.

2.481
Monitoria virtual como apoio ao ensino presencial na disciplina de Cálculo I.

Moraes, A. C., & Gomes, K. A.

2.488
Nenhum a menos: o problema da evasão na educação a Distância

Oliveira, J. R. G.

2.501
O Ambiente Virutal Moodle no processo do ensino e aprendizagem da disciplina Estágio Supervisionado do curso de Formação Pedagógica em Artes Visuais

Jatobá, A. L. H. S., Duarte, F. R., & Batista, K. M.

2.511
Objetos de aprendizagem para auxiliar no ensino de algoritmos

Toledo, T. F., Sobjak, R., & Araújo, E. C.

2.526
O Currículo e as TDIC - Criando Possibilidades para Práticas Pedagógicas com o Uso das Tecnologias Digitais

Borges, M. A. F., & Schenatz, B. N.

2.539
O Design Educacional Inclusivo frente a heterogeneidade no perfil dos alunos-professores em formação para educação a distância

Sondermann, D. V. C., Albernaz, J. M., Baldo, Y. P., Nobre, I. A. M., & Passos, M. L.

2.553
O docente superior online e a experiência como formação

Riccio, N. C. R., Souza, J. S., & Pereira, S. A. C.

2.568
O hipertexto didático virtual e o software educacional hot potatoes, ferramentas pedagógica no ensino a distância de física

Ribeiro, I. G., & Cabral, M. F. N.

2.580
O papel do professor como mediador nas interações em fóruns online: possibilidades de um aprender colaborativo

Araujo, B. M. O., & Cunha, A. P. A.

2.590
O passo a passo do professor e do tutor de referência na EAD

Santos, M. E. C., & Winchuar, M. J. L.

2.605
O processo de ensino-aprendizagem na ead: a percepção do discente em relação ao trabalho desenvolvido pelos tutores e professores

Felicetti, M. F., Torres, K. A., Borba, E. L., & Martins, P. L.

2.621
TIO Professor Colaborador no Processo de Cogestão de Disciplina em EAD OnlineULO

Borges, M. A. F., & Amorim, A. G. A.

2.632
O que os tutores de um curso de licencitura em fisica pensam sobre inclusão

Marques, A. L. F.

2.646
Os Desafios da Oferta de Cursos de Especialização na Modalidade EaD na Universidade Pública

Oliveira, M. F. B. G., Vasconcelos, M. C., & Meza, M. L. F. G.

2.656
Os dispositivos móveis na educação a distância à luz das teorias da complexidade

Tessaro, A. C., Costa, A. M., Bunn, D. A., & Moritz, G. O.

2.671
Papéis da docência na educação a distância nos cursos a distância da Universidade Federal de Lavras

Silva, A. J. C., Santos, T. L. P., & Sahb, W. F.

2.680
Pedagogias Emergentes - Desafios e Perspectivas para as Universidades na Sociedade em Rede

Nascimento, L., & Spilker, M. J.

2.691
Percepções dos Estudantes do Curso de Licenciatura em Física a Distância da Universidade Federal de Santa Catarina Sobre os Tutores Presencial e a Distância

Santos, P. J. S., Cruz, S. M. C. S., & Cruz, F. F. S.

2.706
Perfil dos professores tutores de instituições públicas e privadas de educação a distância no Brasil

Facchini, Y. M. G. A., Areão, A. S., & Franco, L. F. R.

2.721
Perfil e dificuldades do aluno da EaD: o caso de um curso de bacharelado de administração pública

Lima, M. A. A., Sá, E. M. O., & Pinto, A. C.

2.732
Perspectivas para a formação de professores na modalidade a distância com o uso da web

Eltz, P. T., & Bassani, P. B. S.

2.748
Pesquisas em Educação a Distância: panorama da produção apresentada no ESUD entre 2010 e 2013

Martins, R. X., Leitão, U. A., & Silva, A. J. C.

2.759
Processo formativo de gestores escolares na plataforma pvanet e os reflexos na prática pedagógica dos cursistas

Mello, R. M. A. V., Soares, L. A., Floresta, M. G. S., & Barbosa, J. M. S.

2.774
Produção de tutoriais de jogos didáticos em vídeo como atividades avaliativas em um curso de Ciências Biológicas EaD

Pinheiro, C. B., Paula, F. W. S., Ponte, F. L., Vidal, E. M., & Paixão, G. C.

2.790
Professor: gargalo ou filtro no desafio da adoção de tecnologias no processo de ensino-aprendizagem?

Piñol, S. N. T., Scharmach, A. L. R., & Peters, V. A.

2.801
Programa escola de gestores da educação básica no Ceará: As Possibilidades da Formação à Distância

Gomes, L. K. S., & Fialho, L. M. F.

2.814
Que (novas) formas de entender o currículo emergem da participação em contextos informais online?

Viana, J.

2.824
Recursos didáticos para o desenvolvimento de atividades experimentais no ensino de biologia modalidade a distância: uma proposta bioética voltada para a não manipulação de animais no ensino básico

Montenegro, L. A., Petrovich, A. C. I., Araújo, M. F. F., & Sousa, R. A.

2.839
Reflexões teóricas acerca da produção de material didático para educação a distância

Vidal, O. F., & Mercado, L. P. L.

2.849
Regulação em um processo de avaliação formativa em um curso de pós-graduação ofertado a distância

Passos, M. L. S., Nobre, I. A. M., & Nunes, V. B.

2.860
Tecnologia e currículo: Articulação das tecnologias digitais da informação e comunicação no currículo do curso profissionalizante técnico em marketing oferecido pelo IFTO na modalidade EaD

Oliveira, C. T. C., & Kassick, C. N.

2.875
Tecnologias Digitais: Possibilidades e Desafios na Educação Infantil

Barbosa, G. C., Ferreira, M. M. G. A., Borges, L. M., & Santos, A. G.

2.888
Tutoria em educação a distância: uma análise da autopercepção dos tutores dos cursos de pós-graduação a distância da Univasf

Oliveira, A. H. P., Araújo, C. E. S., Duarte, F. R., & Batista, K. M.

2.900
Tutoria virtual e aprendizagem profissional docente

Cesário, P. M., & Mill, D.

2.915
Uma perspectiva de Formação Continuada de Professores por meio da Educação a Distância

Silva, J. F., & Batista, E. M.

2.930
Um curso a distância de astronomia para estudantes do ensino médio: uma análise da contribuição das tecnologias de informação e comunicação

NOMota, A., Garcia, G. M., & Ferreira, L.E

2.943
Uso da educação a distância no desenvolvimento da criatividade de professores do ensino fundamental

Sousa Filho, P. G.

2.958
Vademecum da docencia virtual: vadetecum

Vitkowski, J. R.

2.973
Web 2.0 e Redes Sociais: utilização e aplicação pedagógica nos cursos de Física e Matemática de uma universidade federal brasileira

Rodrigues, A., & Cunha, L. F. C.

2.988

CRÉDITOS

Secretaria
Aline Borges de Oliveira
Cristina da Silva
Elaine Cristina Reis
Priscila Machado Borges Sena

Projeto Gráfico, Editorial e Desenvolvimento
Carolline Müller
Diego Luiz de Almeida Motta
Jaqueline de Ávila
Leandro da Silva Marques
Thiago Becker Henriques Silveira

ISSN 2237-5996
Publicação Agosto de 2014
Edição NUTE-UFSC

APOIO

img icone marca unirede img icone marca ufsc img icone marca udesc img icone marca fapesc
Table of Contents